"Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve."

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Filme da Semana: Cisne Negro

Cisne Negro, thriller psicológico de Darren Aronofsky (Réquiem para um Sonho, O Lutador), conta a história de Nina Sayers (Natalie Portman), uma bailarina obsecada por perfeição e que sonha em ser a estrela da companhia de Ballet da Cidade de Nova York, dirigida por Thomas Leroy (Vincent Cassel). Com a aposentadoria forçada de Beth MacIntyre (Winona Ryder), considerada velha, e a remontagem de O Lago dos Cisnes, ela tem a oportunidade perfeita para alcançar seu objetivo.
Doce, meiga e vulnerável, Nina seria a exata personificação de Odette - o Cisne Branco. O grande desafio seria encenar o poder e sensualidade de Odile - o Cisne Negro.
O medo de não conseguir viver a Rainha dos Cisnes só aumenta com a chegada da novata Lily (Mila Kunis - esnobada pelo Oscar), que é uma ameaça aos olhos de Nina, principalmente por ter a postura sedutora que ela mesma não consegue alcançar, e por abrir mão da técnica dando lugar à espontaneidade.
Desde o prólogo, o espectador é convidado a entrar no sonho de Nina. Que, por não conseguir administrar razão e emoção, a cobrança do diretor, a supervisão de sua mãe superprotetora e suas próprias inseguranças, torna-se um pesadelo. E, pelo esforço em transformar-se nesse personagem, a vemos sucumbrir à pressão.
Não se deixe enganar, o balé é só um pano de fundo. Cisne Negro é muito mais que um filme de menina, tenha certeza disso!



O filme foi indicado a 5 Academy Awards:
Melhor Filme
Melhor Direção - Darren Aronofsky
Melhor Atriz - Natalie Portman
Melhor Edição
Melhor Fotografia

2 comentários:

Thaysa Henriques disse...

Pura verdade. Cisne Negro foi o filme mais pertubador que eu já assisti. Levei 2 dois para diregí-lo emocionalmente. Embora seja forte o suficiente para mexer com as emoções de todos na sala de cinema, é bom o bastante para aqueles q não o assitiram terem a curiosidade de fazer.Vale a pena, pois não é só um filme é o cotidano de muitas pessoas nos dias de hoje, só que essas não são apenas bailarinas e sim gente como a gente.
Muito Interessante!!

Martha Miranda disse...

Toh louca pra veeeeeer!! :O