"Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve."

quinta-feira, 10 de março de 2011

Os Esnobados

Não se pode agradar a todos. Fato. Especialmente quando se trata de filmes.
A rejeição pode acontecer aom qualquer um de nós, mortais ou astros da grande tela. E quem já foi esnobado, independete da situação, sabe como é a sensação - no mínimo - desconfortável/desagradável que isso traz.
Possuimos dentro de nós algo terrível chamado Ego que gosta quando somos reconhecidos pelo que fazemos. Ainda que esse algo seja um ovo frito.
Para o ser humano, o aplauso é como uma droga, e também um incentivo para continuarmos em frente. Afinal, quem gosta de receber uma crítica negativa?
Se uma garota muda o cabelo ou usa uma roupa nova (que provavelmente ela passou horas escolhendo), é obrigatório que o namorado repare. Os homens, também não são muito diferentes, necessitam ser constantemente elogiados para sentirem-se, mesmo que não sejam - e nunca diga que eles não são - O CARA.
O fato é que, muitos de nós, seres humanos, somos movidos por uma constante necessidade de se destacar em meio a multidão, e um reconhecimento tem o poder de fazer isso, mesmo que por um breve momento.

Mas enfim, vamos olhar isso por um ângulo Hollywoodiano. Afinal, nesse blog se fala sobre cinema, uai!
Quase Todos os anos, nós fãs da sétima arte, reclamamos que a Academia esnobou alguns de nossos favoritos. Por isso, resolvi fazer uma listinha com a minha opinião sobre alguns dos grandes esnobados pelo Oscar:

Christopher Nolan (A Origem - 2011)
Filmes incríveis se dirigem sozinhos, certo?
Bem, parece que esse é o pensamento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Em 2009, O Cavaleiro das Trevas foi recorde de bilheteria, além de ter sido indicado a todas as premiações promovidas por sindicatos. Entretanto, quando chegou a vez da famigerada “Academia”, seus membros fecharam os olhos para o fenômeno pop, assim como para seu diretor. Pensamos: talvez os membros votantes tenham medo de morcego.
Em 2011, entretanto, o mesmo e amado pelo público diretor tem seu filme indicado a oito estatuetas douradas, e dessas, quatro são conquistadas (deveria ter sido mais, mas enfim...), mas ele mesmo nem sequer foi lembrado. Faz sentido?

Leonardo DiCaprio (Titanic - 1998)

Briguem comigo e digam o que quiser. Vou continuar reclamando.
Um filme grandioso não é feito apenas por efeitos especiais. Pelo contrário, efeitos especiais não são nada sem grandes atuações. E Titanic é o que é pela combinação desses fatores, adicionado a um diretor loucamente obsecado por perfeição.
Eu sei que o Oscar de Melhor Ator desse ano iria para Jack Nickolson de qualquer jeito, mas pelo menos uma indicação Leonardo merecia. Nem que fosse pelo fato de ser o responsável por quase metade do que o filme faturou na bilheteria, graças às adolescentes apaixonadas (como eu) que foram ao cinema 3, 4, 5 vezes para ver Jack Dawson.
Talvez ele merecesse mais ainda por Foi Apenas um Sonho (Revolutionary Road), mas eu nem quero pensar nisso.  rsrs 

Kate Hudson (Quase Famosos - 2001)
O filme autobiográfico de Cameron Crowe em si merecia mais que o Oscor de Melhor Roteito Original. Mas foi Kate quem realmente brilhou como Penny Lane. Infelizmente só as audiências e os críticos do mundo inteiro reconheceram isso.
Até se uma outra candidata ao Oscar de Melhor atriz coadjuvante desse ano tivesse ganhado a estatueta eu ficaria mais feliz, pq pra mim Marcia Gay Harden sempre foi uma canastrona - talvez esse tenha sido o seu único trabalho decente. E ainda assim, a Academia a premiou por uma boa atuação, enquanto outras atrizes entregaram ótimas performances. Lamentável.

Moulin Rouge e Nicole Kidman (2002)
O Oscar de 2002 pra mim, como fã, foi um fiasco total, fiquei quase completamente insatisfeita com o resultado.
Moulin Rouge trouxe de volta de forma esplendorosa os musicais, de maneira inteligente e inovadora. Usando apenas músicas já consagradas, coreografias grandiosas, cenários e figurinos deslumbrantes, é um deleite para os olhos e ouvidos. Uma obra-prima do cinema!
Nicole Kidman como Satine nos tira o fôlego não apenas por sua beleza quase irreal, mas pela qualidade de sua atuação.
Maior mancada da história da Academia.


E você, concorda comigo?


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