"Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve."

terça-feira, 20 de abril de 2010

Ah, a adolescência!

É muito mais do que a transição entre infância e idade adulta
É o melhor e o pior período das nossas vidas!
Tudo acontece com uma intensidade 10 vezes maior: os amores, os atritos, as alegrias, as tristezas
É o adeus definitivo à inocência
O olá obrigatório às responsabilidades
Provavelmente, a fase mais impactante da nossa vida!

E em homenagem a essa etapa tão importante, aqui vai a minha lista dos filmes adolescentes mais marcantes:
Filmes adolescentes podem ser cheios de clichês, extremamente melosos, super maliciosos ou repletos de um besteirol sem fim... mas nós amamos! [Guilty Pleasure!!!]

10º Namorada de Aluguel
Clássico dos anos 80 [1987 - para ser exata], com um Patrick Dempsey magrelo, há anos luz de ser chamado de Dr. McDreamy, fazendo o nerd tímido e trabalhador que paga 1000 dólares pra garota de seus sonhos (que convenientemente necessita desesperadamente do dinheiro) pra fingir que é sua namorada, e assim se torna um dos caras mais populares do colégio.

9º American Pie
Um dos filmes teen mais comentados de todos os tempos foi lançado em 1999. É daquelas comédias super engraçadas e exageradas, que mostra as situações mais embaraçosas que um adolescente deve passar na vida. Rendeu continuações (o meu favorito é o segundo), com os personagens passando pela faculdade e até pelo casamento.
8º Grease
“Tell me more, tell me more!” Não poderíamos deixar este clássico de fora. Grease, musical de 1978, na verdade se passa nos anos 60 e conta a história de amor entre o rebelde Danny, interpretado por John Travolta e Sandy, a mocinha mais certinha de todas, vivida pela atriz Olivia Newton-John. Em um primeiro momento, pode parecer muito “doce” para um filme adolescente, mas o filme apresenta histórias que contém gravidez precoce e até um astro da TV que coloca aspirina na bebida das meninas. Depois de Grease o ensino médio nunca mais foi o mesmo.

7º As Patricinhas de Beverly Hills
E o mundo foi reintroduzido às meias 3/4 [inclusive eu, que estava saindo da infância]. Que atire a 1ª pedra a garota que não sonhou em ter o cartão de crédito de Cher. Baseado no romance Emma de Jane Austen, esse filme divertido e inteligente de 1995, transformou Alicia Silverstone em um ícone da Pop Culture.

6º Curtindo a Vida Adoidado
Quem não gostaria de ser Ferris Bueller no último ano do colégio? Quem não gostaria que a escola fosse um lugar mágico onde você pudesse acordar, dizer que está doente, e ainda encontrar uma mensagem de “fique bom logo!” pintada numa torre enquanto você cruzava Chicago numa Ferrari vermelha? Um salve à Matthew Broderick: depois de Ferris, de 1986, a adolescência nunca foi tão divertida.

5º Juno
Essa comédia original, leve e gostosa de ser assistida de 2007, possui um excelente ritmo e mistura nos momentos certos o drama da situação vivida. Tratando de temas difíceis e polêmicos como gravidez na adolescência, aborto e adoção, de forma bastante descontraída.

4º Meninas Malvadas
Já houve um tempo em que Lindsay Lohan era conhecida por sua atuação e não por chutar o balde em festas ou por seus namoros controversos. O filme de 2004, escrito pela comediante americana Tina Fey, traz também a atriz Rachel McAdams no papel de Regina George, a rainha malcriada do colégio.

3º 10 Coisas que Eu Odeio em Você
Versão adolescente de A Megera Domada de Shakespeare, esse filme de 1997 revelou Heath Ledger ao mundo. Nada como um casal de rebeldes, um nerd apaixonado, uma garota popular e [quase] inalcançável, um pai hiper neurótico, entre outras confusões para fazer uma trama teen ideal.

2º Segundas Intenções
Se a fórmula de fazer releituras de sucessos anteriores em versão teen dá certo, então tenha certeza de que ela será explorada até a última gota. O filme [e livro] em questão aqui reaproveitado, ou usado como inspiraçao, é Ligações Perigosas. Esta versão de 1999 mostra um grupo de adolescentes de classe alta - pré Gossip Girl - envolvidos em um perigoso jogo de sedução. Segundas Intenções rendeu continuações extremamente bisonhas que tentaram, e só tentaram mesmo, alcançar o sucesso do 1º.

1º Harry Potter
Não importa o capítulo. Depois dele nenhum colégio interno foi visto da mesma forma! E muitos desejaram ter poderes mágicos. Baseados nos livros homônimos da série de aventuras fantásticas criadas pela escritora britânica J. K. Rowling, os filmes formam hoje a franquia cinemátográfica de maior sucesso de todos os tempos. Tendo mantido, e até melhorado, a qualidade em cada sequência.

Um comentário:

Monalisa disse...

Ah!!! Por que não pode ser um top 30????