"Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve."

sábado, 19 de dezembro de 2009

É Possível!

Esses dias eu estive às voltas com um assunto, que já é um tanto batido, mas que sempre gera argumentação: A amizade entre homens e mulheres. E a eterna pergunta: Será que existe mesmo?
Genuína? Sem interesse de uma das partes? Sem a famosa tensão sexual?
É possivel que um homem e uma mulher tenham um relacionamento onde haja somente amizade e nada mais?

Eu acredito que sim. Ainda porque tenho grandes amigos do sexo oposto. Sempre tive, durante toda a minha vida. E digo mais, muitas vezes surgem amizades mais leais e sinceras do que com pessoas do mesmo sexo.
Mas, infelizmente, sei que isso nem sempre é uma coisa fácil de se manter.
Eu mesmo já passei por algumas situações bastante complicadas. Como, por exemplo, a especulação (entende-se, fofoca) daqueles que não te conhecem verdadeiramente.
Sempre tem quem comente “duvido que eles sejam só amigos”. Algo que pode causar um grande mal-estar, principalmente, se uma ou ambas as partes estiverem comprometidas com outras pessoas. E ainda que não estejam, ninguém tem o direito de se meter, falar ou julgar sua amizade.
Há, também, o ciúme dos respectivos namorados(as), que podem não compreender esse tipo de relacionamento...
Momentos de carência afetiva também são muito perigosos. Especialmente, se você não tem os seus sentimentos por seu amigo(a) bem definidos.
Imagine: você está só, carente ou triste, e ali, ao seu lado, tem alguém que já te conhece bem, que gosta de você, se importa com você, te dá carinho e atenção... Pronto! Sentimentos confusos.
Você começa a olhar essa pessoa de forma diferente, sentir algo diferente... de repente, seu amigo(a) passa a ser a razão do seu afeto. E, muitas vezes, você acaba perdendo a sua espontaneidade perto dessa pessoa.
Isso é terrível!

Já estive dos dois lados da moeda e em nenhum dos casos obtive um bom desfecho.
Tive um amigo que se interessou por mim, e como estava vulnerável pois tinha terminado um relacionamteo há pouco, acabei cedendo. Mas me arrependi e tentei voltar ao nosso estado anterior de apenas bons amigos, esquecer o que aconteceu e seguir em frente. Mas essa não era a intenção dele.... Ou seja, fim da amizade.
Mas, sofrimento maior foi apaixonar-me por meu melhor amigo.
Era horrível! Estávamos sempre juntos. E passar tanto tempo ao lado de alguém que eu queria tanto, e saber que isso não acontecia com essa outra pessoa, era doloroso demais. Eu não tive coragem de arriscar e contar pra ele o que eu sentia, por acreditar que a amizade talvez não resistisse... Então, um belo dia ele começou a namorar e eu não suportei estar perto deles... Ou seja, fim da amizade.

A conclusão disso tudo é que para ter um amigo(a) do sexo oposto, é necessário saber separar as coisas. Amigo é o confidente, o irmão que escolhemos. Amigo é amigo e ponto. Sei que existem amizades que se transformam em algo mais. Mas se esse sentimento não vier das duas partes, sua amizade está fadada ao fracasso... ou a, pelo menos, um recesso, até que as feridas se fechem e a confiança plena seja reestabelecida. Sei, também, que existem relacionamentos que evoluem de namoro para amizade, mas nunca tive essa experiência...

Eu, particularmente, não acredito que se possa ter as duas coisas em uma única pessoa. Não acredito em amigos-ficantes, porque quando um se envolve mais do que o outro, e, na maioria dos casos, é o que acontece, essa pessoa acaba saindo machucada da história. A não ser que tudo isso termine no altar...
Mas esse é um assunto para outra postagem :D


Hollywood sempre apostou no gênero amor ou amizade, é verdade que a grande maioria são comérdias românticas bobinhas e que a maioria das garotas (e eu me incluo) gostam. Porém, um dos melhores filmes desse gênero é a minha indicação de hoje: O Casamento do Meu Melhor Amigo.
Julia Roberts e Cameron Diaz em cena, juntas... Sem mais comentários!








Nenhum comentário: