"Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve."

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cultura Pop ou Coisa de Nerd?

Há muitos e muitos anos atrás amantes de super-heróis e viciados em revistas em quadrinhos eram considerados nerds do mais alto calão. Enxovalhados, desacreditados, zoados e até ridicularizados por alguns!
Se você conhecesse a Marvel ou DC Comics, e seus protagonistas, e admitisse amá-los, o mais provável é que rissem da sua cara!
Então, um belo dia, um nerd endinheirado, infintrado em Hollywood, decidiu produzir um filme que homenageasse sua paixão por esse tipo de cultura, e... Bam! Dinheiro certo! Aparentemente, havia no mundo muito mais hero-lovers do que as pessoas tinham coragem de alegar!
Superman – O Filme foi o primeiro filme maduro e bem-produzido com um super-herói, uma excelente produção capaz de traduzir o clima dos quadrinhos para a telona, com efeitos especiais inovadores para a época, e fez com que multidões compreendessem o amor dos famigerados geeks pelas histórias de Super-Heróis. Pois até aqueles que nunca gostaram do homem de aço se renderam à interpretação crível e interessante de Christopher Reeve e ao elenco coadjuvante liderado por Marlon Brando e Gene Hackman.
Infelizmente, suas sequências deixaram muito a desejar, mas então, era a vez do Homem-Morcego sair de sua Bat-Caverna para conquistar os cinemas e cinéfilos do mundo inteiro, fazendo com que uma nova geração se apaixonasse pelo gênero. Embora muitos ainda não admitissem isso!
Mas eis que, com a virada do milênio, uma multidão de defensores surge nas telonas para arrebatar o coração daqueles que ainda não os conhecia, ou não se renderam: os X-Men, o nosso “Amigo da Vizinhança”, os 4 Fantásticos, o Motoqueiro (Esquisito) Fantasma, e até o Homem de Ferro. Transformando aquilo que era menosprezado em sucesso absoluto. Sim, os super-heróis tornaram-se Cultura Pop, e hoje, aqueles que não os conhecem é que são tidos como alienados.
Congressos como o Comic Con, em San Diego, antes redutos de rapazes franzinos, de óculos e camisas do Lanterna Verde, tem se tornado atrações de grande escala, visitados por multidões a cada ano que passa.

Eu, particularmente, amo quase todas as formas de adaptação literária. Só que receio um pouco por meus amados heróis, já que, infelizmente, Hollywood tem a tendência de usar tudo aquilo que dá certo até o limite da paciência e da qualidade da obra. E como amante de quadrinhos e de cinema só posso torcer para que boas histórias ainda sejam contadas e jamais estragadas pela ânsia de dinheiro a qualquer custo... e que nossos queridos supers continuem sendo bem representados nas telas...

Com base nisso, vai a minha lista dos melhores filmes de super-heróis:



5º Lugar: Homem de Ferro

4º Lugar: Homem-Aranha 2
(Meu herói favorito :D)

3º Lugar: (Empate técnico dos clássicos) Superman - O Filme e Batman - O Retorno

2º Lugar: X-Men 2


1º Lugar: Batman - O Cavaleiro das Trevas

(Apesar do questionável ator no papel-título e da insistência em mostrar o Batman voando! tsc tsc)


E você, também tem os seus favoritos?

Um comentário:

Fernanda Santiago Valente disse...

Oi Lu, tudo bem? Amo quadrinhos, amo os super heróis... os meus preferidos: super homem e homem aranha. amo os dois. Quanto aos filmes, amei o Homem Aranha 2. O Batman também foi show... assisti todos esses que citou. rs
um beijo.