"Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve."

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Memória Musical

Diferentemente de filmes que estão constantemente sendo reprisados e, conseqüentemente, relembrados, muitos daqueles que fizerem sucesso no ramo musical simplesmente desapareceram. E suas tão cantadas músicas, simplesmente caíram no total esquecimento.
Quem não se lembra da Alexia? Ou dos irmãos Hanson nas 7 melhores da Joven Pan?
Se você sabe cantar “MmmBop”, preciso dizer que: “Oh LaLaLa, I love you, baby”.
Sem falar em TLC, Aqua, Silverchair, SmashMouth, e a famigerada dancinha da Macarena.
Mas é claro que isso vale para quem nasceu nos anos 80 ou início dos 90.
Não faz muito tempo que música eletrônica era “dance music” e funk era algo que só se ouvia dentro das comunidades carentes.
E se você lembra de “Bombastic”, do descanse-em-paz pseudo rapper Shaggy, que dominou as rádios tempos depois, é claro que você lembra também de Bryan Adams e sua exageradamente-cantada trilha para Don Juan DeMarco, antes do Johnny Depp ficar supercool.
Indo além, Sheryl Crow e o pré-blá blá blá chato ajudavam os dias a ficarem mais legais com “All I Wanna Do”.
E qual adolescente não cantou “All that she wants” do Ace of Base, namorou /chorou ao som de Boys II Men, ou dançou ao som de Everybody, quando os Backstreet Boys formavam a “melhor banda do mundo”? Ou fazia torcida [a favor ou contra] para o casamento de uma virgem Britney e seu cavaleiro cabeludo de armadura reluzente Justin Timberlake?
Memória musical marca a todo mundo. E é engraçado ver como as pessoas acabam compartilhando experiências similares, ou lembram de coisas parecidas quando ouvem canções de um certo tempo de sua vida se tinham a mesma idade. É só lembrar de alguma musica que te marcou, e contar algo sobre ela, ou de como você cantava errado aquele inglês pasteurizado, que esta te traz de volta momentos esquecidos, porém inesquecíveis.
Dá até uma certa saudade...


Então, aproveitando que estamos falando de música, indicarei um filme de música e que não é musical. Filme autobiográfico de Cameron Crown, ganhador do Oscar de melhor roteiro original: Quase Famosos.

“Hold me closer, tiny dancer...”

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi!! Que mimo o blog, estou seguindo \\o
Engraçado, eu não era muito fã de filmes musicais, a não ser aqueles antigos de Elvis, que sempre me chamaram a atenção... Quando assisti Swenney Todd com Johnny Depp, passei a gostar muito!! A sua dica é ótima, abração!!!
Voltarei mais vezes!

Bacilla disse...

O fato dos filmes musicais não estarem sendo produzidos com muita frequência acontece talvez por ter ocorrido uma padronização nos cinemas, não concorda?
Obrigado pelo comentário no meu blog, também estou te seguindo. Gostei do blog, parabéns.

Abs/Bj