"Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve."

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Síndrome de Peter Pan

Lembra quando tínhamos 12 anos e queríamos aparentar 16? Ou chegar logo à tenra idade em que você pudesse fazer tudo o que queria e não podia? Ter altura, corpo já definido, independência ou qualquer outra coisa que as circunstâncias não lhe permitiam ter.
Então a adolescência chega arrebatadora e passa num piscar de olhos, e quando você percebe está às voltas com as responsabilidades que a vida adulta traz. E quantas vezes não pensamos em como seria bom voltar no tempo ou, simplesmente, fazê-lo parar...
A vida corre! Mas muitos de nós gostaríamos que ela simplesmente passeasse.
Não é que nos recusamos a amadurecer totalmente, e sim rejeitamos a idéia de abandonar o lado leve, descompromissado e divertido da vida. Tentar passar o maior tempo possível sem esquentar a cabeça.
Portanto, se você é um daqueles que se recusam a virar um adulto chato. Continua a se vestir como adolescente. Gosta de tirar fotos idiotas. Tem alguns momentos de carência . Às vezes, não entende como pode achar coisas bobas engraçadas e se divertir com quase nada. Ama doces que criança gosta (brigadeiros, beijinho, glacê ou chantili de bolo e só o recheio das bolachinhas...). Gosta de filmes e programas voltados a um público não adulto. Não se importa em chorar, fazer manha e curtir um dengo. Tem responsabilidades, mas nunca deixa morrer a criança que existe em você. Sinto lhe informar que você, como eu, sofre da Síndrome de Peter Pan! Ainda que seja em um estágio não-patológico.
Isso não significa que somos imaturos ou inseguros e fugimos das nossas reais atribuições, e sim que damos preferência ao nosso lado moleque de ser. E se você se sente feliz assim, não prejudica a si ou aos outros e não tem medo de às vezes parecer ridículo, então porque não?
A vida é sua mesmo!

Desfrute do melhor de cada fase!

2 comentários:

Peter Pan disse...

Eu estou a passar por essa situação e é uma merda....


Sinto que tenho a síndrome por diversas situações que já me interrogava há muito tempo e não tinha resposta após ter lido sobre este tema foi como ver a minha vida estampada por escrito.

A níveis profissionais é verdade que somos uns irresponsáveis não temos vontade de fazer ou ir trabalhar queremos estar na boa vida se for um emprego monótono ainda é pior, quero ficar na cama, com o cão com o gato ou com a JD isso não quer dizer que não somos bons profissionais porque quando estamos motivados garanto que sou o mais Professional possível e dou o meu melhor, quando reparo que sou mais um que lá está é muito complicado motivar-me.

A nível pessoal também sou muito irresponsável deixo para daqui a três dias o que era para fazer ontem sou desleixado, para mim está sempre tudo bem tudo, numa boa, sem preocupações e ficará tudo resolvido. É preciso fazer um click na cabeça para faze-lo mas ai garanto que quando faz o click faço o que tenho a fazer e fico feliz por ter feito 10 coisas num só dia. E parece que ganhei uma batalha mas não a guerra.

É verdade que gostamos de meter-nos com qualquer rapariga que olhe para nós tentamos seduzir de todas as formas, parecemos uns putos a querer um rebuçado é verdade. Quando pode haver algo começa o nervoso miudinho dentro de mim, mas depois faz-me sentir-me mal, se é arrependimento, vazio, solidão ou mesmo um CABRÃO? Por fazer algo que realmente não queremos e magoa-mos as pessoas mais próximas. NÃO SEI ! Quando "estava" porque perdi recentemente a mulher “JD” mais incrível do mundo que disse que me ajudava neste passo a que vocês dizem que é impossível ela estava lá. Falávamos que queríamos ser sinceros que queríamos resolver esta situação que precisava de empurrões para fazer as cosias empurrões constantes e eu parecia muito motivado só que não fui sincero em relação a mulheres, nem da minha vida não disse que gostava de olhar para elas seduzir trocar de números e trocar mensagens emails, mas no fundo quando se combinava algo mais sério arranjava logo uma desculpa para não ir ter com ela. E isso só acontece não por ser mau sexualmente ou não ser bonito porque até tenho alguma beleza.. lol mas sim porque ai já não é o Peter Pan a falar mas sim EU.

Como não fui sincero magoei a outra pessoa. Mesmo quando disse que o iria ser, guardei algumas coisas, quando senti que iria haver novamente uma aproximação da JD disse mais uma ou duas coisas que não tinha dito na altura “ invadi toda a sua privacidade telemóvel email “ estava a dizer que ia ser o mais sincero possível mas no fundo não o estava. As pessoas podem olhar para mim e a primeira percepção a ter da minha pessoa é que sou um putanheiro porque meto-me com todas ou quase todas a minha maneira de estar, fala ,sorrir e olhar faz com que as outras pessoas pensem que estou ao engate e provavelmente estou, só que quando ultrapasso isso e reparamos que a outra pessoas está interessada em nós eu fujo arrependo-me de ter feito e magoei-me mais uma vez e a pessoa que estava ao meu lado. Se eu realmente fosse um Putanheiro e gostasse de ir para a cama com varias mulheres diferentes talvez seria a pessoa mais feliz do mundo porque é isso que o Peter quer mas eu NÃO quero reencontrar a minha alma gémea fazer as pazes e lutar com ela estes problemas todos que invadem a minha pessoa e a minha alegria de viver.
Por vezes nem sei se é bom ou não ter a percepção desse síndrome, não é nada fácil saber que uma pessoa é assim e lidar com ela mesmo as guerras interiores os pensamentos de Peter Pan e do meu EU, é complicado muito complicado. Falo por mim eu tenho a noção das minhas atitudes mas só depois do Peter Pan desaparecer é que me arrependo. Quem está de fora não imagina as lutas de pensamentos os choques que criam porque somo um PETER PAN temos sempre um sorriso na boca e para nós supostamente está tudo bem mas não é assim perdemos muito tempo a pensar nos porquês?? Eu agora sei, só que não quero por a culpa no Síndrome mas sim na minha pessoa

Peter Pan disse...

(continuação)

Não tenho dificuldade em relacionar-me com pessoas ou comprometer efectivamente por um longo período de tempo eu faço e adoro só que precisamos de ter certezas que a pessoa está connosco é de plena confiança e que nos ama, se existir pontas que me faça pensar o contrario é complicado é o meu EU contra o PETER PAN.

Antes de assumir uma relação séria penso como será o VERÃO como será as NOITES como será as mulheres lindas morenas a seduzirem-me, se assumir essa relação não a posso ter mais isso. Mas também sinto-me sozinho um vazio enorme enganado a mim próprio por um prazer de pouco tempo nem estou a falar de uma relação física de uma noite, mas sim uma troca de olhares quando tudo aquilo passa ou melhor “ quando o Peter PAn” desaparece sinto-me um idiota por ter feito por ter seduzido olhado para as mulheres e traí a JD e a mim mesmo. É uma luta interior muito grande de querer ter a JD ao meu lado porque é uma mulher 10 ESTRELAS a mais sincera que conheci e a que tem mais força para me ajudar e disponibilzou e que gosta de mim. Somos como almas gémeas mas também existe um AMOR ÓDIO vivido a 100% ela estendeu a mão para me ajudar e eu a ela eu aceitava mas passado dois dias esquecia-me ou seja , "esse tipo de homem prefere não resolver os problemas. Se precisar, ele resolve, mas ele prefere não ter que resolver."
E ficava tudo em águas de bacalhau é lógico que isto tudo é uma bola de neve mesmo tendo a melhor mulher do mundo ao teu lado um dia vai desistir foi o que aconteceu. Mas eu quero resolver esta situação com ou sem ajuda só não sei como. Como evitar cruzar os olhos com uma mulher que passa por nós na rua, como motivar ir a escola para acabar os estudo e continuar para um curso universitário. Mas que curso quero tirar??
Esse é outro problema meu, este ano quero tirar engenharia Informática no ano seguinte Gestão mas depois quero tirar outro qualquer. É tudo uma grande confusão dentro da nossa cabeça.

É por isso que eu digo as vezes não sei bem se é bom ter a percepção deste síndrome.

Tentar explicar para fora o que se passa dentro da nossa cabeça é muito complicado muitas das vezes a pessoas que esta ao nosso lado nem aceita a pessoa ser assim. A JD aceitaria se eu fosse sincero comigo próprio e com ela. Ela teria aceite

Como identificar e ajudar um Peter Pan
- Mantém distância de compromissos, é egoísta, narcisista, e não aceita críticas (nem as construtivas); Concordo a parte do egoísta por vezes sou outras não de resto está bem

- Raramente tem dinheiro e quando tem, esbanja; Aqui também pode ter uma ponta de razão

- A namorada recebe juras de "pés juntos" que é fiel, mas basta conversar com alguém que esteja chateado com ele, para saber que o amado flerta com todas. VERDADE

Gostava de uma ajuda neste sentido futuramente vou lança um blog que sera o meu diario depois irei colocar o link aqui

http://odiariodeumpeterpan.blogspot.com/2010/04/apresentacao-de-um-peter-pan.html